MUSEU ABERTO DE ASTRONOMIA – PROJETO ESCOLAS

Através de uma mostra rotativa, palestras e observações in loco, nosso espaço quer instigar o visitante a fazer uma reconexão com o Universo, levando-o ao resgate do olhar para a noite estrelada, para a dimensão infinita do Cosmo, coisas que temos em nosso dia a dia e nem nos damos mais ao trabalho de perceber.

O Programa de visitação relacionado ao Museu Aberto de Astronomia é formado pelos seguintes módulos:

ESPAÇO VIVO

Um momento onde os visitantes se instalam em nosso auditório e conversam com um dos Astrônomos responsáveis pelo M.A.As -Projeto Escola sobre assuntos do interesse do grupo.

Conteúdos a Combinar

ESPAÇO GAIA

Uma instigante exposição iconográfica sobre a história do Universo e a relação química entre ele e o surgimento da vida na Terra.

Conta com uma Tabela Periódica Cósmica, Fotos Comparativas e Exposição de dados celestes.

Um painel com uma foto real da Via Láctea, feita na região da Serra das Cabras, exibe a beleza e o majestoso tapete de estrelas em que ficam nosso Sol e Sistema Solar.

Conteúdo básico:

Exposição de imagens de Astronomia Geral e Sistema Solar, versando sobre:

Composição dos Planetas      –         Pesquisa Científica por Imagens

Incluindo uma imagem de 6 metros de impressão, que exibe parte de nossa Galáxia, nos possibilitando apresentar a estrutura da Galáxia, posição do Sistema Solar e da Terra na Galáxia (e também a partes de uma galáxia, nebulosas, estrelas, tamanho do Universo).

Tabela Periódica Cósmica, que apresenta a relação dos elementos químicos da terra com sua origem no espaço sideral (onde tudo começou!).

ESPAÇO SOL com:

Telescópio Solar: Telescópio que permite ver o Sol ao vivo, através de uma lente com filtro H- Alfa, onde as explosões solares e outros eventos são vistos na superfície solar.

Celostato: Jogo de espelhos sincronizados automaticamente que projeta dentro de um espaço apropriado uma imagem de 1 metro de diâmetro do Sol em Luz e Tempo Integral, para que o astrônomo residente possa explicar o que acontece em tempo real (com 8 minutos e 33 segundos de diferença).

Conteúdo básico

Manchas Solares   –    Explosões Solares  – Dinâmica do Sol   –  Tamanho comparativo com a Terra    –   Temperaturas interna e externa   –   Reações Termonucleares de Fusão Atômica   –   Geração de energia e de Elementos Químicos.

ESPAÇO CARL SEAGAN

(RÁDIO TELESCÓPIO)

Instrumentos de rádio frequência, sendo antena de 10 metros de diâmetro, uma de 6 metros e outra de 3 metros, que operam em 1.4GHz da linha do hidrogênio. Com este instrumento podemos escutar o famoso “som do universo, os ruídos de um objeto estelar, o próprio Sol, e ainda mostrar, pelo uso do programa Sh4, qual e como um objeto pode ser pesquisado”.

Conteúdo básico:

Captar frequências de rádio do universo e converter num sinal sonoro.

Ondulatória –  Frequências    –   Comprimento de Onda   –    Amplitude de uma onda      –   Tipos de ondas    –    Percepção auditiva   –  Hertz   –   Mapeamento do Céu.

ESPAÇO SISTEMA SOLAR

(Pátio Temático)

Representação no chão da laje das órbitas dos planetas do Sistema Solar em escala de distância, podendo caminhar sobre as órbitas dos planetas.  Miniaturas dos planetas em ordem de afastamento do Sol com dados técnicos de cada planeta e comparando seus tamanhos com a Terra.

Conteúdo Básico:

Vivência concreta sobre a organização espacial dos Planetas no Sistema Solar

FOTOS EM BREVE

ESPAÇO SATURNO

Uma instalação temática que abriga uma sala de exposição, onde se encontra uma maquete mecânica do Sistema Solar, com todos os Planetas  realizando suas orbitas originais em torno do Sol.  Essa maquete fica à altura do alcance dos observadores, e pode ser elevada até o teto da sala ambiente, em meio a projeções de imagens dos planetas em telas de vídeo.

Conteúdo Básico

Sistema Solar mecânico com movimento demonstrando em escala a translação dos planetas de nosso sistema.

Oferece a visualização das órbitas em escala de tempo, mostrando  quantas voltas os outros  planetas realizam, para cada volta completa da Terra ao redor do Sol.

Abordagem de características físicas e orbitais dos planetas de nosso sistema solar.

ESPAÇO ATLAS

(Modelos de Mundo) – Hall anexo ao Espaço Saturno.

Exibição de painéis em acrílicos suspensos explicativos sobre os tradicionais modelos de mundos concebidos por Ptolomeu (Geocentrismo) e Copérnico (Heliocentrismo). Algumas imagens em revelo sobre Astronomia antiga (Mesopotâmia) e culminando com a evolução do pensamento e construção do conhecimento sobre os modelos de mundo com a Relatividade de Einstein e Modelo do Big Bang.

Conteúdo Básico:  História da Humanidade

ESPAÇO LUA

A cobertura do nosso planetário foi edificada para abrigar uma réplica fiel de uma metade da Lua, em estrutura de resina, com alto relevo, onde ficam claras as formações de crateras, áreas mais planas denominadas “mares” e falhas geológicas, explicadas ao vivo por monitores do projeto.

Conteúdo Básico:

Uma réplica em canário e resina, da superfície lunar, com 12 metros de diâmetro, baseada em fotos da NASA.

Crateras e sua formações   –   Locais de pouso das missões lunares  –  eclipse lunar e solar   –    Fases da Lua e influência Lunar na Terra.

PLANETÁRIO

(* Lembrando sempre que sua inclusão no roteiro tem custo adicional):

O Planetário do M.A.As foi projetado para receber os melhores programas de exibição da abóboda celeste, Filmes específicos e Documentários, contando com um projetor multimídia exclusivamente produzido para o projeto, poltronas especiais e acompanhamento integral de um dos Astrônomos residentes, que encerra a sessão numa plenária com os alunos participantes.

Conteúdo Básico do Planetário MAAS:

Sessões temáticas sobre nosso Universo abordando temas variados de Astronomia e Cosmologia Geral.

O Planetário também pode ser usado para aulas de reconhecimento de céu.

ESPAÇO ROSA DOS VENTOS

Aqui são tratadas questões relativas à orientação e navegação, como os Meridianos Terrestres, os Trópicos, Latitude e Longitude, Polo Magnético, Rotação e Translação, entre  outros.

Conteúdos Básicos:

Como nossos antepassados iniciaram identificação de pontos cardeais   –

O que são Latitude  e  Longitude   –  Meridianos e Paralelos   –    Linha do Equador   –   Polos Norte e Sul.         Percepção do nascer e pôr do Sol, Estações do ano e fenômenos sazonais.

MIRANTE MONTE URÂNIA

O popular “Pico das Cabras” de fato tem o nome oficial de Monte Urânia, com sua altitude máxima em 1.020 metros.

Possui uma laje de observação de todo o município de Campinas, mais Itatiba e Valinhos,  numa visão que por si já é uma aula completa de Geografia. Uma caminhada de 500 metros já coloca o visitante do M.A.As diante dessa estrutura.

Conteúdo Básico:  Geografia, Biologia.

FOTOS EM BREVE

ESPAÇO OFICINA

Uma parada para colocar em prática conceitos abordados nos módulos de visitação do MAAs, como  O Relógio de Sol,  a Orientação por Bússola,  a formação de crateras nas calotas planetárias, e outras.

}

NOTURNOS (APÓS AS 18H)

ASTROTEATRO

Teatro circular a céu aberto, usado para observação do céu com apontamentos laser feita pelo astrônomo residente, onde várias observações técnicas e históricas são feitas interativamente, a respeito de Estrelas e Constelações, e também para observação de Chuvas de Meteoros.

Conteúdo Básico:

–  Apontando e explicando os desenhos e as mitologias das constelações observáveis no céu, a olho nu,  no momento da atividade       –       Identificação de pontos da esfera celeste, como polo celeste sul, linha do equador celeste e da eclíptica, mostrando também as constelações zodiacais.

OBSERVER ONE

Observatório cuja estrutura consiste em um prédio  com sistema roll-off (teto corrediço), abrigando  um telescópio Cassegrain de 250mm. , capacitado a observar astros e planetas com um grau de nitidez próprio para pesquisas científica.

OBSERVER TWO

Observatório cuja estrutura consiste em um prédio temático, com o teto em Domo, estilo clássico, abrigando um telescópio Cassegrain de 450mm., capacitado também a observar astros e planetas com um grau de nitidez próprio para pesquisas científicas.

Conteúdos Básicos dos Observatórios noturnos:

Observações de astros em evidência no horario com as explicações sobre o objeto celeste em questão abordando suas principais características antes da observação direta.

Aglomerados de estrelas, nebulosas, lua, planetas e estrelas duplas poderão ser observados de acordo com a luminosidade e a rotação terrestre na noite de observação.

l

SOB CONSULTA PRÉVIA

JARDIM DAS ESCULTURAS

Instalado entre as passarelas vizinhas ao  Planetário, é composto por estátuas de Deuses e Figuras Mitológicas, com a premissa de oportunizar palestras sobre a Cultura Greco-Romana e sua contribuição para o Pensamento das Sociedades.

Conteúdo Básico:

Figuras mitológicas envolvidas em nomes dados a Planetas, Sol e Lua de nosso sistema solar.

Zeus (Júpiter) – Posseidon (Netuno)  –  Hermes (Mercúrio)  –  Diana (Artemis)  – Ares ( Marte), contando um pouco das crenças  greco-romanas.    E decorando o Espaço Visões de Mundo, o imponente Atlas.

TIRE AS SUAS DÚVIDAS!

© 2017 - Todos os direitos reservados