MUSEU ABERTO DE ASTRONOMIA – PROJETO ESCOLAS

Através de uma mostra rotativa, palestras e observações in loco, nosso espaço quer instigar o visitante a fazer uma reconexão com o Universo, levando-o ao resgate do olhar para a noite estrelada, para a dimensão infinita do Cosmo, coisas que temos em nosso dia a dia e nem nos damos mais ao trabalho de perceber.

O Programa de visitação relacionado ao Museu Aberto de Astronomia é formado pelos seguintes módulos:

ESPAÇO GAIA

Uma instigante exposição iconográfica sobre a história do Universo e a relação química entre ele e o surgimento da vida na Terra.
Conta com uma Tabela Periódica Cósmica, Fotos Comparativas e Exposição de dados celestes.
Um painel com uma foto real da Via Láctea, feita na região da Serra das Cabras, exibe a beleza e o majestoso tapete de estrelas em que ficam nosso Sol e Sistema Solar.

ESPAÇO SOL

Telescópio Solar: Telescópio que permite ver o Sol ao vivo, através de uma lente com filtro H- Alfa, onde as explosões solares e outros eventos são vistos na superfície solar.

Celostato: Jogo de espelhos sincronizados automaticamente que projeta dentro de um espaço apropriado uma imagem de 1 metro de diâmetro do Sol em Luz e Tempo Integral, para que o astrônomo residente possa explicar o que acontece em tempo real (com 8 minutos e 33 segundos de diferença)

ESPAÇO CARL SEAGAN

(RÁDIO TELESCÓPIO)

Instrumentos de rádio frequência, sendo antena de 10 metros de diâmetro, uma de 6 metros e outra de 3 metros, que operam em 1.4GHz da linha do hidrogênio. Com este instrumento podemos escutar o famoso “som do universo, os ruídos de um objeto estelar, o próprio Sol, e ainda mostrar, pelo uso do programa Sh4, qual e como um objeto pode ser pesquisado”.

ESPAÇO SISTEMA SOLAR

(Pátio Temático)

Representação no chão da laje das órbitas dos planetas do Sistema Solar em escala de distância, podendo caminhar sobre as órbitas dos planetas. Miniaturas dos planetas em ordem de afastamento do Sol com dados técnicos de cada planeta e comparando seus tamanhos com a Terra.

FOTOS EM BREVE

ESPAÇO SATURNO

Uma instalação temática que abriga uma sala de exposição, onde se encontra uma maquete mecânica do Sistema Solar, com todos os Planetas realizando suas orbitas originais em torno do Sol. Essa maquete fica à altura do alcance dos observadores, e pode ser elevada até o teto da sala ambiente, em meio a projeções de imagens dos planetas em telas de vídeo.

ESPAÇO ATLAS

(Modelos de Mundo) – Hall anexo ao Espaço Saturno.

Exibição de painéis em acrílicos suspensos explicativos sobre os tradicionais modelos de mundos concebidos por Ptolomeu (Geocentrismo) e Copérnico (Heliocentrismo). Algumas imagens em revelo sobre Astronomia antiga (Mesopotâmia) e culminando com a evolução do pensamento e construção do conhecimento sobre os modelos de mundo com a Relatividade de Einstein e Modelo do Big Bang.

FOTOS EM BREVE

ESPAÇO LUA

A cobertura do nosso planetário foi edificada para abrigar uma réplica fiel de uma metade da Lua, em estrutura de resina, com alto relevo, onde ficam claras as formações de crateras, áreas mais planas denominadas “mares” e falhas geológicas, explicadas ao vivo por monitores do projeto

PLANETÁRIO

O Planetário do M.A.As foi projetado para receber os melhores programas de exibição da abóboda celeste, contando com projetor multimídia exclusivamente produzido para o projeto, poltronas especiais e acompanhamento integral de um dos astrônomos residentes, que encerra a sessão numa plenária com os alunos participantes.

FOTOS EM BREVE

ESPAÇO ROSA DOS VENTOS

Aqui são tratadas questões relativas à orientação e navegação, como os Meridianos Terrestres, os Trópicos, Latitude e Longitude, Polo Magnético, Rotação e Translação, entre outros.

FOTOS EM BREVE

MIRANTE MONTE URÂNIA

O popular “Pico das Cabras” de fato tem o nome oficial de Monte Urânia, com sua altitude máxima em 1.120 metros, com uma laje de observação de todo o município de Campinas, numa visão que por si já é uma aula completa de Geografia. Uma caminhada de 500 metros já coloca o visitante do M.A.As diante dessa estrutura.

FOTOS EM BREVE

ESPAÇO OFICINA

Uma parada para colocar em prática conceitos abordados nos módulos de visitação do MAAs, como O Relógio de Sol, a Orientação por Bússola, a formação de crateras nas calotas planetárias, e outras

FOTOS EM BREVE

}

NOTURNOS (APÓS AS 18H)

ASTROTEATRO

Teatro circular a céu aberto, usado para observação do céu com apontamentos laser feita pelo astrônomo residente, onde várias observações técnicas e históricas são feitas interativamente, a respeito de Estrelas e Constelações, e também para observação de Chuvas de Meteoros.

OBSERVER ONE

Observatório cuja estrutura consiste em um prédio com sistema roll-off (teto corrediço), abrigando um telescópio Cassegrain de 250mm. , capacitado a observar astros e planetas com um grau de nitidez próprio para pesquisas científica.

OBSERVER TWO

Observatório cuja estrutura consiste em um prédio temático, com o teto em Domo, estilo clássico, abrigando um telescópio Cassegrain de 450mm., capacitado também a observar astros e planetas com um grau de nitidez próprio para pesquisas científicas.

l

SOB CONSULTA PRÉVIA

JARDIM DAS ESCULTURAS

Instalado entre as passarelas vizinhas ao Planetário, é composto por estátuas de Deuses e Figuras Mitológicas, com a premissa de oportunizar palestras sobre a Cultura Greco-Romana e sua contribuição para o Pensamento das Sociedades.

TIRE AS SUAS DÚVIDAS!

© 2017 - Todos os direitos reservados